Projetos



Número total de itens: 18

2012

1. 2012-Atual. Bilateral Collaboration – Mineração de Dados de Trajetórias Semanticamente Enriquecidas
Descrição: Com o advento das tecnologias de computação móvel e computação ubíqua, a sociedade foi submetida a um novo paradigma de comunicação. As redes de comunicação sem fio, a comunicação via satélite e as redes de sensores propiciaram a instalação de um verdadeiro sistema nervoso de comunicação. Através desses nervos é possível rastrear a movimentação de pessoas e veículos e possivelmente armazená-las, produzindo um imenso volume de dados sobre mobilidade. Este cenário fornece muitas oportunidades e riscos. Por um lado, surge a oportunidade de obter, através desses dados, um conhecimento importante para análise da acessibilidade e mobilidade urbana. Por outro lado, surge o risco de tornar conhecidos os dados pessoais dos indivíduos, o que se revela como uma ameaça à privacidade individual. Neste contexto, surge uma nova área de pesquisa envolvendo três diferentes disciplinas: mobilidade, descoberta de conhecimento e privacidade. A disciplina mobilidade corresponde à analise dos padrões de deslocamento de objetos móveis sobre o espaço geográfico. Descoberta de conhecimento é uma antiga área de pesquisa que visa converter dados em conhecimento através de um processo suportado por algoritmos de mineração de dados. A privacidade consiste em preservar as informações pessoais que possam permitir a descoberta da identidade das mesmas. Mais especificamente, sob o ponto de vista de dado, a privacidade é uma área de pesquisa recente cujo objetivo é aplicar técnicas para proteger os dados durante sua captura e disseminação. Além disso, a pesquisa em privacidade visa definir mecanismos para especificar a expectativa de privacidade pública e tratar questões legais que envolvam este assunto. Uma importante iniciativa nesta nova linha de pesquisa foi o projeto europeu FP6-GeoPKDD (2006-2009), do qual o proponente deste projeto participou intensivamente, durante seu pós-doutorado na École Polytechnique Fédèral de Lausanne (EPFL-Suiça). O projeto GeoPKDD foi um projeto multidisciplinar e. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (3) . Integrantes: José Antonio Fernandes de Macêdo – Coordenador / Vania Bogorny – Integrante / Luis Otavio Alvares – Integrante / Chiara Renso – Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro / Consiglio Nazionale delle Ricerche – Auxílio financeiro.
Membro: José Antonio Fernandes de Macêdo.
2. 2012-Atual. PROCAD/CASADINHO – PROGRAMA PARCERIAS EM PESQUISA NA PóS GRADUAÇÃO
Descrição: Esta proposta descreve uma solicitação de apoio financeiro a projetos conjuntos de pesquisa científica e tecnológica em 4 diferentes áreas da Ciência da Computação que visa estimular ou aprofundar a formação pós-graduada e a mobilidade docente e discente. Os projetos conjuntos aqui descritos, agrupados em uma só proposta como exigido no edital, têm o objetivo de promover a consolidação de Programa de Mestrado e Doutorado em Ciência da Computação da Universidade Federal do Ceará (MDCC-UFC) por meio da cooperação inter-regional entre 4 de seus grupos de pesquisa e seus congêneres de programas consolidados de instituições nacionais de ensino superior e de pesquisa do Estado do Rio de Janeiro. Como resultados do Programa, espera-se que haja fortalecimento da interação científico acadêmica de modo a constituir redes de cooperação, o aumento na formação e na capacitação de recursos humanos, o aumento da produção técnico-científica dos grupos de pesquisa, o fortalecimento de linhas de pesquisa. Considerando-se que parte significativa dos membros das equipes do MDCC-UFC é formada por recém-doutores com potencial para carreira científica, as atividades dos projetos conjuntos contribuirão para uma melhor distribuição regional dos núcleos de excelência em pesquisas no país. A descrição da proposta está organizada de forma a fornecer as informações separadamente por grupo de pesquisa, sempre que for pertinente essa separação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: José Antonio Fernandes de Macêdo – Coordenador / Vânia Pontes Vidal – Integrante / Marco Antonio Casanova – Integrante / Javam Machado – Integrante / Jose Maria da Silva Monteiro Filho – Integrante / Karin K. Breitman – Integrante / Marta Mattoso – Integrante / Bruno Schultz – Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.
Membro: José Antonio Fernandes de Macêdo.
3. 2012-Atual. SEEK – SEmantic Enrichment of trajectory Knowledge discovery
Descrição: A flood of data pertinent to moving objects is available today, and will be more in the near future, particularly due to the automated collection of data from personal devices such as mobile phones and other location-aware devices. Such wealth of data, referenced both in space and time, may enable novel classes of applications of high societal and economic impact, provided that the discovery of consumable and concise knowledge out of these raw data is made possible. The fundamental hypothesis is that it is possible, in principle, to aid citizens in their mobile activities by analyzing the traces of their past activities by means of data mining techniques. For instance, behavioral patterns derived from mobile trajectories may allow inducing traffic flow information, capable to help people travelling efficiently, to help public administrations in traffic-related decision making for sustainable mobility and security management. Behavioral patterns can be extracted through a knowledge discovery process where positioning data collected from mobile devices are first transformed in semantically enriched trajectory data stored in a database. Then, these data are loaded in a data warehouse and analyzed with OLAP operations that allow summarization of the trajectories features. Mobility patterns, the most common movements emerging from data, are computed with suitable spatio-temporal data mining algorithms. A further semantic enrichment step is needed to give context-dependent meaning to the discovered patterns. The goal of the project is to investigate methods to extract meaningful knowledge from large amount of movement data by defining techniques for an advanced semantic-rich knowledge discovery process.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (10) / Doutorado: (6) . Integrantes: José Antonio Fernandes de Macêdo – Integrante / Vania Bogorny – Integrante / Chiara Renso – Coordenador / Vânia Pontes Vidal – Integrante / Marco Antonio Casanova – Integrante / Roberto Trasarti – Integrante. Financiador(es): Comissão Européia – Auxílio financeiro.
Membro: José Antonio Fernandes de Macêdo.

2011

1. 2011-2013. Descrição, Publicação e Acesso a Conjuntos de Linked Data
Descrição: Descrição: Alinhar dois esquemas conceituais consiste em definir um relacionamento entre os conceitos dos dois esquemas de tal forma que, intuitivamente, conceitos relacionados possuem o mesmo significado. Alinhamento de esquemas conceituais é um problema fundamental na mediação de consultas e na criação de armazéns de dados. Um primeiro enfoque para alinhamento de esquemas, chamado de enfoque sintático, consiste em alinhar conceitos tomando como base sugestões sintáticas, como os nomes e tipos de dados das propriedades. Este enfoque depende da suposição implícita de que proximidade sintática implica em proximidade semântica. O segundo enfoque, chamado de enfoque semântico (extensional ou baseado em instâncias), utiliza as próprias instâncias armazenadas nos bancos de dados para gerar hipóteses sobre o alinhamento dos conceitos. Este enfoque é mais robusto do que o enfoque sintático, mas aplica-se apenas a esquemas sem grande complexidade estrutural. Tanto o enfoque sintático quanto o enfoque semântico operam a posteriori, no sentido de que tentam alinhar esquemas conceituais pré-existentes, que tipicamente não foram projetados para tal. Contrastando com esta situação, podemos definir o enfoque a priori, baseado na premissa de que, se o banco de dados deverá ser integrado com outros bancos de dados (através de um mediador ou de um armazém de dados), então o seu esquema conceitual (ou o esquema exportado) deverá ser baseado em um esquema conceitual de referência para a área de aplicação a que o banco se refere. Tendo em vista que o enfoque sintático foi largamente explorado, este projeto concentra-se no desenvolvimento de técnicas, seguindo o enfoque semântico a posteriori, para alinhamento de taxonomias utilizadas na classificação de objetos em bancos de dados distintos e para alinhamento de esquemas conceituais em geral. O projeto investiga ainda métodos para criação de esquemas conceituais de referência através do alinhamento e reuso de fragmentos de ontologias… Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (2) . Integrantes: Vania Maria Ponte Vidal – Coordenador / Marco Antônio Casanova – Integrante / José Antônio de Macedo – Integrante / Karin Koogan Breitman – Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Cooperação.
Membro: Vania Maria Ponte Vidal.
Descrição: Os princípios que regem a produção de Linked Data fornecem subsídios para a publicação e conexão de dados por meio da infraestrutura fornecida pela Web. Do ponto de vista do desenvolvimento de aplicativos, sugerem uma forma tanto para publicar bancos de dados na Web quanto para facilitar a interoperabilidade entre bancos de dados. Porém, o armazenamento e acesso a grandes conjuntos de triplas RDF, organizados segundo os princípios de Linked Data, representam um grande desafio. De fato, nem os repositórios especializados em triplas RDF, nem os processadores de consultas SPARQL escalam para o volume de dados desejado. Novos paradigmas devem então ser investigados para viabilizar este cenário. Computação em nuvem apresenta-se como uma opção na medida em que provê armazenamento e poder de processamento em larga escala e sob demanda. O objetivo geral do projeto consiste em desenvolver métodos, ferramentas e experimentos envolvendo a descrição, publicação e acesso a conjuntos de Linked Data. No que tange a descrição de conjuntos de Linked Data, o projeto enfatiza a qualidade do conjunto final de triplas RDF, medida tanto pela facilidade em identificar a semântica das classes e propriedades incluídas na descrição do conjunto de triplas RDF, via as restrições de integridade da ontologia de aplicação, quanto pela estratégia adotada para gerar as URIs que identificam os recursos descritos.No contexto de publicação de conjuntos de Linked Data, o projeto expande a estratégia de triplificação tradicional para também publicar triplas RDF em páginas Web estáticas com RDFa embutido. Explora também o uso de plataformas de computação em nuvem como opção para armazenamento e acesso a grandes grafos RDF, enfatizando técnicas de indexação.Quanto a acesso a conjuntos de Linked Data, o projeto explora métodos para otimização de consultas SPARQL no contexto de processamento exploratório e no contexto de processamento mediado. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: José Antonio Fernandes de Macêdo – Integrante / Vânia Pontes Vidal – Integrante / Fabio Porto – Integrante / Marco Antonio Casanova – Coordenador / Karin K. Breitman – Integrante / José Viterbo – Integrante / Antonio Luz Furtado – Integrante / Luiz André P. Paes Leme – Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.
Membro: José Antonio Fernandes de Macêdo.
2. 2011-Atual. Informática em Rede: Computação em Nuvens
Descrição: Este projeto é desenvolvido em torno do tema da computação em nuvem. Este novo paradigma reorganiza o processamento de dados sobre os dados em si. Assim, os aspectos técnicos devem ser completamente transparentes para os usuários, eliminando a infra-estrutura “na nuvem”. A analogia comumente utilizada é a de sistemas públicos de distribuição: o usuário não precisa se preocupar com a produção, o transporte, e quem são os fornecedores, ele deve simplesmente ter acesso à eletricidade e água, e pagar pelo seu consumo. O ambiente em nuvem é a melhor plataforma para desenvolvimento de aplicativos altamente disponíveis. É essencial que os engenheiros licenciados em informática sejam treinados nesta tecnologia, pois eles serão demandados a desenvolver sistemas baseados em nuvem. Uma nova plataforma de desenvolvimento baseada em Python e Ruby pode ser estudada e explorada em um contexto experimental. Novos modelos de armazenamento e consulta de dados, meios eficazes para o mapeamento de grandes volumes de dados já instalados, tecnologias de controle diversos, bem como os protocolos de interação entre os serviços precisam ser desenvolvidos para que estes sistemas apresentem desempenho aceitável. Em conclusão, este novo ambiente impõe desafios aos engenheiros que podem ser superados através da formação contínua. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (60) . Integrantes: Javam de Castro Machado – Coordenador / Jose Neuman de Sousa – Integrante / Rossana Maria de Castro Andrade – Integrante / Edmundo Madeira – Integrante / José Celso Freire Junior – Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Cooperação.
Membro: Javam de Castro Machado.

2010

1. 2010-Atual. PACMDCC Parcerias Acadêmicas para Consolidação do Mestrado e Doutorado em Ciência da Computação da UFC
Descrição: Este projeto visa o estabelecimento de parcerias de pesquisa entre grupos do programa de pós-graduação em ciência da computação da UFC (MDCC), do programa de pós-graduação do Departamento de Informática (DI) da PUC-RJ e do programa de pós-graduação em Engenharia de Sistemas e Computação (PESC). O objetivo principal dessa parceria é o crescimento do MDCC com vistas à consolidação do programa.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Vania Maria Ponte Vidal – Coordenador / Marco Antônio Casanova – Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Auxílio financeiro.
Membro: Vania Maria Ponte Vidal.
Descrição: Este projeto visa o estabelecimento de parcerias de pesquisa entre grupos do programa de pós-graduação em Ciência da Computação da UFC (MDCC) e do programa de pós-graduação do Departamento de Informática (DI) da PUC-Rio. O objetivo principal dessa parceria é o crescimento do MDCC da UFC com vistas à consolidação do programa. Assim, o projeto visa: 1. Fortalecer a parceria entre grupos afins do MDCC e da PUC-Rio; 2. Fortalecer as linhas de pesquisa do MDCC; 3. Aumentar a produção científica quantitativa e qualitativamente; 4. Ampliar a formação de mestres e doutores na instituição proponente; 5. Promover a mobilidade acadêmica entre os pesquisadores das duas instituições; e também, entre os estudantes da pós-graduação através da modalidade sanduíche entre as duas instituições; 6. Elevar o conceito CAPES do MDCC de 4 para 5. A parceria estabelecida neste projeto (PACMDCC) envolve três grupos de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação da Universidade Federal do Ceará Bancos de Dados, Computação Gráfica e Lógica Teoria da Computação com seus congêneres do Departamento de Informática da PUC-Rio. No total, são treze professores do MDCC (2 são bolsistas de produtividade nível 2 do CNPq), quatro professores do INF-PUC-RJ (4 são bolsistas PQ: um do nível 1A, um do nível 1C e dois do nível 2), quinze alunos de doutorado e oito alunos de mestrado. Além de promover a consolidação do MDCC e a elevação de sua nota de 4 para 5 na avaliação da CAPES, este projeto visa estabelecer uma interação permanente entre os parceiros, para o desenvolvimento de projetos conjuntos, para melhorar a formação de recursos humanos em níveis de mestrado e doutorado, e para incrementar a mobilidade de alunos de pós-graduação e pesquisadores dos grupos envolvidos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Mestrado acadêmico: (15) / Doutorado: (8) . Integrantes: José Antonio Fernandes de Macêdo – Integrante / Vânia Pontes Vidal – Coordenador / Marco Antonio Casanova – Integrante / Ana Teresa de Castro Martins – Integrante / Javam Machado – Integrante / Creto Vidal – Integrante / Antonio Luz Furtado – Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Auxílio financeiro.
Membro: José Antonio Fernandes de Macêdo.
2. 2010-2012. Serviço de Dados em Ambientes de Computação em Nuvens
Descrição: Infra-estruturas, plataformas e softwares estão sendo disponibilizados como serviços, sendo estes fornecidos por ambientes de Computação em Nuvem, onde empresas e indivíduos podem ter acesso a esses recursos de forma transpar- ente e sob demanda. Este novo modelo de computação requer grandes mudanças nos sistemas de gerenciamento de dados, devido a novos requisitos de escalabilidade, disponibilidade e desempenho. Este projeto visa estudar os novos requisitos e produzir ferramentas de gestão de dados em nuvens capaz de atender às novas especificidades.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Javam de Castro Machado – Coordenador. Número de produções C, T A: 1
Membro: Javam de Castro Machado.
3. 2010-2012. Sintonia Automática e Não-Intrusiva de Bancos de Dados
Descrição: Recentemente, a definição de estratégias e protótipos que implementam funcionalidades de sintonia automática self-tuning têm sido objeto de importantes pesquisas. O objetivo deste projeto é propor conceitos, métodos, técnicas e ferramentas para a criação de bancos de dados autônomos e adaptáveis, capazes de ajustar suas configurações e parâmetros de forma automática, contínua e não-intrusiva, a fim de assegurar um desempenho sempre adequado.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissionalizante: (2) . Integrantes: José Maria da Silva Monteiro Filho – Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.
Membro: José Maria da Silva Monteiro Filho.

2009

1. 2009-2011. CID: Especificação e Implementação da Camada de Integração de Dados do S2GPR (Sistema de Gestão Governamental por Resultados
Descrição: Neste projeto propomos a especificação e implementação da camada de integração de dados (CID) do S2GPR. Esta camada é responsável por: (i) Viabilizar o acesso integrado às bases de dados dos diversos sistemas do estado; (ii) Manter a consistência dos dados replicados. (ii) Fornecer a qualidade de acesso aos dados. . Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Vania Maria Ponte Vidal – Coordenador. Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.
Membro: Vania Maria Ponte Vidal.
2. 2009-Atual. INCT para Ciência da Web
Descrição: A World Wide Web (de agora em diante simplesmente chamada a Web) vem tendo um impacto cada vez maior na pesquisa científica, no desenvolvimento tecnológico e na sociedade como um todo. As formas pelas quais nos comunicamos, colaboramos e aprendemos estão mudando radicalmente graças à Web. Surpreendentemente, ela tem sido pouco pesquisada como um objeto de estudo per se. Isto motivou o aparecimento, em 2006, de uma nova área de pesquisa a chamada Web Science. Neste novo domínio, a própria Web é o objeto a ser estudado deixa, assim, de ser considerada como uma mera tecnologia baseada em computadores, e que serve de base para comunicação e interação em nível mundial. Com esta motivação, este projeto propõe a criação do Instituto Brasileiro de Pesquisa em Ciência da Web, que integrará 10 instituições brasileiras congregando esforços para melhor compreender e planejar a Web. O Instituto possui como missões: (a) Fazer avançar a pesquisa científica em linhas associadas à Ciência da Web, nas quais os pesquisadores do Instituto vêm produzindo contribuições de qualidade para as comunidades científicas nacional e internacional; (2) Educar profissionais e pesquisadores, para garantir inovação e promover colaboração interdisciplinar; (3) Transferir conhecimento para todos os setores da sociedade através de programas educacionais abrangentes; e (4) Transferir conhecimento para a indústria e o setor de serviços através de programas específicos, incluindo residências no Instituto. O programa de pesquisa do Instituto está organizado em 5 camadas: Pessoas e Sociedade , Tecnologias de Software para Aplicações na Web , Gerenciamento de Dados da Web , Infraestrutura da Web e Fundamentos da Ciência da Web. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: José Antonio Fernandes de Macêdo – Integrante / Carlos José Pereira de Lucena – Coordenador / Cláudia Maria Balzer Medeiros – Integrante / Edmundo de Souza e Silva – Integrante / Valmir Carneiro Barbosa – Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ – Auxílio financeiro.
Membro: José Antonio Fernandes de Macêdo.

2008

1. 2008-2010. Infraestrutura de Metadados para Objetos Científicos
Descrição: Em diversas áreas do conhecimento, investigação científica hoje depende da estreita interação entre grupos de pesquisa geograficamente dispersos, detentores de dados, processos ou tecnologia complementares entre si. Esta forma de investigação necessita portanto de uma infra-estrutura de serviços computacionais que permita um acesso fácil, seguro e coordenado a dados e processos geograficamente distribuídos. Dados científicos são provenientes de fontes tão diversas quanto aceleradores de partículas, sensores a bordo de satélites, seqüenciamento de genomas, por exemplo, ou derivados de outros dados através de processos de análise. São são representados de várias formas estruturada, semi-estruturada e não-estruturadas e estão armazenados em bancos de dados especializados, repositórios institucionais, ou mesmo nos computadores pessoais dos pesquisadores. Os processos de análise são tipicamente combinados em processos mais complexos, modelados como workflows. As tarefas de localizar, avaliar a utilidade, extrair, integrar ou combinar estes dados e processos requerem técnicas e ferramentas específicas, endereçando desde gerência de metadados até métodos de otimização para execução de workflows, em um ambiente distribuído de computação. Além disto, tais técnicas e ferramentas não devem ser específicas para um particular domínio de aplicação. Todas as peculiaridade do domínio devem ser isoladas em uma descrição formal, que as ferramentas interpretam para realizar o seu trabalho. Neste contexto, este projeto destina-se a: 1) Desenvolver métodos, técnicas, ferramentas e software frameworks para catalogação semi-automática de metadados de objetos científicos. 2) Desenvolver métodos, técnicas, ferramentas e software frameworks para mediação de acesso aos metadados de objetos científicos. 3) Desenvolver métodos, técnicas, e software frameworks para compartilhamento de resultados entre comunidades de usuários trabalhando em experimentos virtuais… Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Vania Maria Ponte Vidal – Integrante / Marco Antônio Casanova – Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.
Membro: Vania Maria Ponte Vidal.
2. 2008-Atual. Infraestrutura para Serviços Baseados em Mobilidade
Descrição: Na ultima década, testemunhamos uma proliferação de equipamentos que viabilizaram a computação móvel. Aliado ao avanço tecnológica das redes de comunicação sem fio, tais equipamentos foram potencializados com o poder da comunicação ubíqua. Um segunda geração de equipamentos móveis dotados com sistema de localização geográfica (GPS) contribui para a exploração por aplicações baseadas em localização. Mais recentemente, com o advento da terceira geração de tecnologia e padrões de telefones móveis (3G), os serviços de telefonia poderão ser espandidos, tais como acesso a internet e chamadas usando video. É possível imaginar que a quantidade de informações disponíveis sobre posicionamento, movimentação e conteúdos relacionados (e.g. fotos, videos, etc) de pessoas será imenso num futuro próximo. Tal riqueza de informação, carregando informações sobre histórico de movimentação e contextos de seus usuários precisará de novos métodos, técnicas e ferramentas que lidem com este massivo volume de dados posicionais. O objetivo deste projeto é propor métodos, técnicas e ferramentas para gerenciar esse grande volume de dados, integrando-o através de uma infra-estrutura de serviços de mobilidade. Mais precisamente, nós pretendemos prover métodos para descoberta de conhecimento e análise de dados de mobilidade baseado em trajetórias de objetos móveis e conhecimento sobre o domínio de aplicação para projetar serviços de mobilidade adequados aos seus usuários. Tais métodos devem ser suportados por mecanismos que garantam a privacidade dos dados pessoais dos seus usuários. A infra-estrutura de integração deve basear-se na descrição semântica de serviços, permitindo assim a descoberta de serviços em tempo real de acordo com a movimentação do usuário. Neste plano, são ainda discutidos os objetivos e metas de desenvolvimento assim como o resultados esperados para esta pesquisa.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: José Antonio Fernandes de Macêdo – Coordenador / Christine Parent – Integrante / Stefano Spaccapietra – Integrante / Chiara Renso – Integrante / Monica Wachowicz – Integrante / Vânia Pontes Vidal – Integrante / Fabio Porto – Integrante / Esteban Zymanyi – Integrante.
Membro: José Antonio Fernandes de Macêdo.
3. 2008-2012. Scientific Modeling
Descrição: Large scale scientific projects are establishing new records in the use of computer technology. Using the vast network resources available and computing power through grid environments, scientists can envisage to collaboratively attack problems that few years ago would be unthinkable. Thus, although traditional experimental research remains extremely important, computer simulation based research have been developing as an strategy for exploring areas where in vivo experiments are not possible, not allowed or would consider unacceptable amount of time to be accomplished. In this context, new computer science challenges emerge to support computer based simulation. In this research proposal we are interested in investigating data and knowledge techniques to support a scientific model based investigation. The project considers a scientific endeavour the fruit of a scientific hypothesis within a formally defined world. Indeed, various hypotheses concerning the same question may be formulated and give birth to scientific models. The latter are eventually implemented as computational models and take part in simulations that produce data. Simulation data may validate, contradict or suggest modifications to the upper layer models, feeding the scientific exploratory cycle. In this context, the aim of this project is to support data and knowledge management produced during such exploratory research cycle.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: José Antonio Fernandes de Macêdo – Integrante / Stefano Spaccapietra – Integrante / Fabio Porto – Coordenador.
Membro: José Antonio Fernandes de Macêdo.
4. 2008-2009. Sintonia Automática Completa em SGBDs Relacionais
Descrição: Neste projeto pretende-se estudar estratégias de sintonia automática (auto-sintonia ou self-tuning) no contexto de aplicações reais com bancos de dados volumosos. Espera-se construir um mecanismo que permita que os SGBDs utilizados para realização de consultas em ambientes reais realizem ajustes automáticos nos projetos lógico e físico da base de dados existente, de forma a prover maior desempenho e disponibilidade.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Javam de Castro Machado – Integrante / Sergio Lifschitz – Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Cooperação.
Membro: Javam de Castro Machado.

2007

1. 2007-2010. Gerenciamento de Dados XML em Ambientes Distribuídos
Descrição: O objetivo deste projeto é investigar as características particulares existentes no gerenciamento de dados XML em ambientes distribuídos. Em especial, este projeto considera como foco para o aumento da qualidade do gerenciamento destes dados, o desenvolvimento de técnicas que possibilitem abordar diversos aspectos tanto em ambientes centralizados como distribuídos. Para o desenvolvimento das técnicas propostas, está previsto um estudo das técnicas tradicionais utilizadas para o gerenciamento de dados relacionais, visando identificar aspectos similares e limitações destas técnicas no contexto de processamento distribuído de dados XML e propor extensões necessárias para atender às características particulares destes dados, exigidas pelas classes de aplicações que utilizam XML em ambientes distribuídos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . Integrantes: Javam de Castro Machado – Coordenador / Flavio Rubens de Carvalho Sousa – Integrante. Número de produções C, T A: 6 / Número de orientações: 2
Membro: Javam de Castro Machado.
2. 2007-2010. Modeling ,Querying and Updating Trajectory Data Warehouse
Descrição: The amount of data available on computers has risen beyond imagination. Yet much of it is poorly used, if ever. Spatial data is a hot domain where a huge number of databases have been created, but the exploitation of the accumulated knowledge is hampered by poor interoperability and poor understanding of the potential benefits. The situation will only get worse: With the advent of GPS, mobile devices and ubiquitous computing, the amount of stored data on moving objects (e.g. people, animals, disasters, diseases) will explode. What is desperately missing are tools to turn massive data into fruitful condensed knowledge. Data warehouses (DW) currently are the best example of such tools. They are routinely used to support critical business decision-making. Unfortunately, few existing DW offer support for spatial data. Research on spatial DW is relatively recent and mostly focused on space only. It rapidly lead to the understanding that the real issue in terms of application requirements is to deal with both space and time aspects. More recent work therefore addresses spatio-temporal data warehousing (STDW). These STDW are recognized today as the real backbone to many new applications with high societal and environmental impact. This proposal aims at taking this line of development one step further, by promoting the concept of trajectory DW (TrDW) as a self-standing approach, rather than a derivable feature hidden in more generic STDW. Trajectories appear today as a basic data feature in an increasing variety of domains. Trajectory data include for example data on displaced populations, migrating animals, natural phenomena as hurricanes and tsunamis, as well as proteins and body cells. Analyzing trajectory data could allow deriving behavioural patterns that may enable understanding the spreading of some diseases, inducing suitable measures to protect populations and prevent further spreading of the disease, or in animal monitoring to increase survival chances for endan. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: José Antonio Fernandes de Macêdo – Coordenador / Zhixian Yan – Integrante / Christine Parent – Integrante / Stefano Spaccapietra – Integrante / Christelle Vangenot – Integrante / Janaina Oleinik – Integrante. Financiador(es): Fonds national suisse – Auxílio financeiro.
Membro: José Antonio Fernandes de Macêdo.
3. 2007-2009. Projeto E-AA: Federação para Ensino e Pesquisa
Descrição: Construir uma federação de serviços computacionais para ensino e pesquisa que possa fornecer uma infraestrutura para aplicações distribuídas existentes e futuras, multi-institucional com autenticação unificada, como por exemplo, aplicações de telemedicina, ensino à distância, grades computacionais, vídeoconferência, Voz sob IP. Esta federação facilitará o compartilhamento de recursos e serviços com segurança dentro do sistema de ensino e pesquisa das universidades brasileiras. . Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Javam de Castro Machado – Coordenador. Financiador(es): Rede Nacional de Ensino e Pesquisa – Auxílio financeiro.
Membro: Javam de Castro Machado.

2005

1. 2005-2009. GEOPKDD – Geographic Privacy Knowledge Discovery and Delivery
Descrição: Projeto Europeu financiado pela Comunidade Econômica Européia que envolve 8 universidades de diferentes países: Holanda, Itália, Bélgica, Suiça, Grécia, Turquia e Alemanha. O projeto tem como principal objetivo desenvolver novas teorias, técnicas e sistemas para descoberta de conhecimento geográfico baseados em novos métodos que preservem a privacidade na extração de conhecimento de grandes quantidades de dados brutos referenciados no tempo e no espaço, mais especificamente, trajetorias de objetos móveis. O projeto busca desenvolver todos os aspectos de pesquisa referentes aos dados espaço-temporais (trajetorias), que vão desde a modelagem conceitual, métodos de consulta, e novos sistemas de bancos de dados para trajetorias até a criação de data warehouse e técnicas avançadas para extração de conhecimento. Maiores detalhes podem ser encontrados no site do projeto http://www.geopkdd.eu. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (5) . Integrantes: José Antonio Fernandes de Macêdo – Integrante / Fosca Gianotti – Coordenador / DAMIANI, M – Integrante / Vania Bogorny – Integrante / Luis Otavio Alvares – Integrante / Bart Moelans – Integrante / Bart Kuijpers – Integrante / Christine Parent – Integrante / Stefano Spaccapietra – Integrante / Chiara Renso – Integrante / Monica Wachowicz – Integrante / Maria Luisa Damiani – Integrante / Arend Ligtenberg – Integrante / Nikos Pelekis – Integrante / Elias Frentzos – Integrante / Irene Ntoutsi – Integrante / Yannis Theodoridis – Integrante / Mirco Nanni – Integrante / Yucel Saygin – Integrante / Michael May – Integrante. Financiador(es): European Community – Auxílio financeiro.
Membro: José Antonio Fernandes de Macêdo.

 
(*) Relatório criado com produções desde 2007 até 2014

Data de processamento: 05/09/2014 10:40:21